Seu carrinho está vazio no momento!

Quem não é de terreiro pode cultuar Orixá ou Entidade em casa?

Quem não é de terreiro pode cultuar Orixá ou Entidades na sua casa?
Meu nome é Alessandro eu sou Babalorixá de candomblé de nação Keto e hoje quero conversar um pouco sobre isso!
Há muitas pessoas que tem em casa seus altares com alguns Santos, como por exemplo, Nossa Senhora, Santo Antônio… Enfim vários santos.
Quem é de outras religiões também tem em casa um local onde tem os símbolos sagrados da sua religião, até quem é evangélico tem em cima da estante ou de algum móvel uma Bíblia aberta no Salmo 91, 23, etc.
E respondendo a pergunta do título desse blog, quando uma pessoa não é de terreiro nem de Umbanda, nem de Candomblé e nem de Religião Tradicional Yorubá mas ela gosta de um Orixá, ela ama um Orixá e tem afinidade com aquele orixá e quer cultuá-lo, para isso, ela precisa saber se pode ou não. Será necessário consultar um sacerdote ou uma sacerdotisa para saber se ela pode cultuar aquele determinado Orixá em sua casa.
E se vai ser positivo para vida da pessoa ter aquele Orixá ou não em casa. Caso a resposta seja afirmativa, o procedimento geral, é pessoal. Após a consulta, será feito um assentamento segundo a linha que a pessoa procurou e o sacerdote vai orientar a pessoa onde ela deve deixar na casa dela, se pode ficar à vista no local aonde as outras pessoas que vêm na casa dela visitar ou os outros membros da família ou se esse Orixá tem que ficar no local mais reservado.
O sacerdote que vai fazer o assentamento irá orientar quando essa pessoa poderá levar para casa e como que ela irá cuidar. Qual dia e de quanto em quanto tempo.
Uma questão é importante! Lembrando que, mesmo que a pessoa tenha esse assentamento em casa, esse sacerdote ou essa sacerdotisa consultada, provavelmente vai recomendar que leve esse assentamento até o terreiro ou a cada seis meses ou uma vez por ano para para reforçar o axé com rituais que a pessoa que não foi iniciada nem Candomblé e nem em Religião Tradicional Yorubá e não passou por nenhum preceito da Umbanda pode fazer.
O sacerdote também pode ir até a casa da pessoa, isso é algo a ser combinado, enfim, não existe uma regra, quanto a isso. E pessoa vai ter ali várias orientações de como ela vai tratar o assentamento, se essa pessoa na hora rezar ali para esse Orixá deve fazer oferendas, para ir para uma manutenção daquela força, daquela energia.
Se é recomendável que ela fique ajoelhada para rezar ou fique em pé. Tem todas essa orientações e isso vai depender do Orixá que a pessoa estará cultuando na sua casa. Essas recomendações é diferente de um para outro, a mesma coisa vale para entidades e para os outros seres espirituais.
Tem como a pessoa ter devoção com esses seres espirituais em casa sim. Se alguém quiser, poço escrever um pouquinho mais especificamente. Eu gostaria até de falar das entidades da Umbanda, apesar não ser da Umbanda e não ter sido da Umbanda, mas eu fui criado por uma pessoa que era umbandista, a minha avó, que era mãe de santo de umbanda.
Na minha infância, morei com ela. Assim, tenho uma certa experiência com Caboclo, com Pombagira, Preto Velho. Se tiver pessoas que querem saber sobre como cuidar dessas entidades em casa, tais como: Caboclo, Preto Velho, Exú, e Pombagira, como montar firmezas e fundamentos para eles.
Eu acho que vai ser legal escrever um pouquinho mais detalhado sobre essas forças e energias. Axé a todos!